Esclarecimentos Ferbasa

Imprimir
Categoria: Small Caps
Criado em Terça, 17 Janeiro 2012 Escrito por Lucas Amorim

Fonte: RI da Ferbasa

Srs. Foristas,

Gostaria de fazer alguns esclarecimentos sobre alguns posts publicados desde da minha última participação:

1. A empresa vem estudando sim a estruturação de um programa de recompra, e por uma questão de datas e eventos societários não poderam ser lançados ainda este ano;

2. No programa de recompra, os objetivos, os valores envolvidos, validade, e tipo de ação que será alvo do programa , tem que estar claros no comunicado ao mercado (tipo Fato relevante), para que não haja dúvidas sobre a(s) intensão(ões) da empresa;

3. A decisão de fazer um programa de recompra (que utilizará, talvez uns 10, 20, 30 milhões) não pode está vinculado a um caixa de 425 milhões. O caixa pode ser utlizado para o programa, mas se hoje nós fossemos concretizar todas as linhas do nosso planejamento estratégico de médio e longo prazo, o caixa seria insuficiente! Portanto as decisões estão desvinculadas. Só o programa de otimização de custo na Mineração (1º etapa) requereu mais de 20 milhões. Por outro lado não foi este nível de caixa que fez a instalação imediata do programa, portanto, são aspectos desvinculados.

4. Pessoalmente acredito que o programa de recompra tem 02 grandes objetivos, para a Ferbasa:

- Regulação do Free float;
- Ganho finaceiro;
- A empresa dizer para o mercado que Ela acredita no seu negócio, e que o ação tá barata.

Talvez até, minimizar os efeitos de ações especulativas de emprestimos associados com short (tenho minhas dúvidas sobre esta prática, já que o vendedor terá que comprar novamente as ações para devolver para o dono, fortificando a ponta compradora), mas tenho dúvida se este é realmente o melhor remédio.

5. Quanto a nossa passividade, digo o seguinte, a empresa investiu mais de 130 milhões do CAPEX este ano. Nível de investimento que deverá se manter elevado em 2012 e que foi muito superior a média dos últimos anos. Já anunciamos a ampliação da produção de FeSi, com a construção de um novo forno, que deverá entrar em operação em 2013 (em meio a toda estas incertezas do mercado). Voltando um pouco mais no tempo , lembrem se que nosso último forno foi inaugurado em 2009 ( no meio da crise do subprime). Então pergunto? Será que estamos sendo tão passivos assim?


6. Posso garantir que os múltiplos não correspodem os fundamentos da empresa. Não tivemos um 3T bom, mas o 4T vai ser melhor e deveremos fechar o ano com lucro de próximo de 100 milhoes.

Como já comentei a empresa está passando por um processo de mudança, tem muita coisa acontecendo, em termos de mundança de gestão, planejamento estratégico, relacionadas com o mercado de capitais. Estamos trabalhando com as melhores consultorias e escolas de business de Brasil. Na parte técnica já contratamos as melhores consultorias do mundo (Mineração e Metalurgia). Faço inclusive um convite formal a todos que desejem conhecer fisicamente nossas operações, por favor sintam- se convidados para poder comprovar tudo que estou dizendo.

Temos certeza, que alguma coisa no passado deixamos de fazer, mas nunca prometemos nada que não tenhamos feito, portanto, por favor, não nos comprare com nossos políticos.


Respondendo rapidamente Cadu, sobre a composição do ganho financeiro: Basicamente estamos investindo em CDI e alguns Fundos de investimentos no Banco Votoratim, Bradesco, e Itaú. E a variação cambial referece basicamente a contratos de ACC.


Recomendo novamente uma passada no site, baixem as apresentações e os press release. Tem muita informação importante, que é a resposta para muitas dúvidas que estão colocadas neste forúm.

Se deixei de responder algo mais específico, favor fazer a pergunta novamente, ou mandar um e-mail diretamente para mim O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .


Um abraço a todos


Comentário do acarlos321 do fórum ADVFN:

Pra mim FERBASA (FESA4) é a ação mais barata da bolsa atualmente!
P/Vp = 0,60
P/L = 6,41
Margem líquida= 15%
Está depreciada na bolsa, fruto da crise de confiança perante as comódities metálicas e fruto também de baixa liquidez de suas ações aliadas à venda um pouco mais pesada da operadora XP investimentos (venda totalmente especulativa para baixar os valores!!!). A empresa já está se articulando (um pouco tardiamente) para colocar em prática um plano de recompra de suas ações visto que possui um gordo caixa com mais de 425 milhoes de reais para isto.
Na faixa dos 7,xx é mamão-com-açúcar!
abraços


Smileys

:confused::cool::cry::laugh::lol::normal::blush::rolleyes::sad::shocked::sick::sleeping::smile::surprised::tongue::unsure::whistle::wink:

 1000 Characters left

Antispam Refresh image Case insensitive

Copyright 2011. Joomla 1.7 templates try out productie boltari beton. Custom text here